10 dicas de segurança para viagens ao exterior
Confira alguns cuidados e medidas que você deve tomar para não ser pego de surpresa com imigração e leis do seu país de destino
No Brasil, já somos acostumados com as leis e padrões de comportamento da nossa sociedade. Mas, quando vamos a outros países, temos que nos atentar até às mínimas atitudes para não agirmos de forma desrespeitosa, perigosa ou fora da lei no novo local. Ainda mais quando o assunto é imigração, questão extremamente séria em alguns países. Por isso, é importante conhecer algumas medidas gerais para estar seguro em solo estrangeiro. Vamos falar de 10 delas:
1- A primeira dica é a mais básica, mas também a mais importante. Confira quais são as exigências do seu destino para a entrada e permanência de estrangeiros. Por exemplo, qual o tipo de visto necessário e se é preciso de alguma outra autorização de entrada. Se você não tiver certeza destas informações, nem gaste seu tempo arrumando as malas. Mas, isso não é motivo de preocupação, pois aqui na Multivistos nós te oferecemos orientação completa sobre tudo que se refere a vistos.
2- Responda às perguntas da autoridade de imigração com sinceridade e seriedade. O visto não é garantia de entrada em nenhum país. Obviamente, é necessário tê-lo para que a imigração avalie o seu caso, mas qualquer comportamento contraditório pode ser uma suspeita para que a autoridade barre a sua entrada, ainda que você tenha toda a documentação em mãos. Portanto, mantenha a tranquilidade e seja totalmente coerente e verdadeiro ao passar as suas informações.
3- Tenha em mãos todos os seus documentos para apresentar às autoridades migratórias e alfandegárias no momento de imigração, caso seja necessário. Não os deixe na mala despachada, pois pode ser que você tenha que comprovar informações que não estão no seu passaporte.
4- Não confie em pessoas que dizem prestar o serviço de entrada em um país sem a necessidade de visto e outros documentos exigidos por seu país de origem. Não há alternativas às leis de imigração, e você estará caindo em um trabalho ilegal.
5- Tenha os contatos e endereços das embaixadas brasileiras nos locais onde você for. Em casos de perigos e dificuldades, entre em contato o mais rápido possível. O mesmo é válido caso você seja detido por uma autoridade estrangeira. É direito do estrangeiro entrar em contato com a sua Embaixada ou Consulado nesta situação.
6- Tenha sempre em mãos a documentação necessária para atendimentos de saúde. A qualquer momento pode ocorrer um imprevisto e você precisar de socorro. Não corra o risco de não receber o serviço necessário por não poder apresentar seus documentos de saúde.
7- Também tenha sempre seus documentos de identificação em mãos. O mais importante deles é o passaporte, pois funciona como se fosse a sua carteira de identidade no Brasil. Você pode entrar em alguma situação inesperada com autoridades e precisar comprovar sua nacionalidade, nome e outras informações.
8- Tenha consigo o contato de pessoas que poderiam te ajudar em situações adversas no país de destino. Caso você precise de ajuda, poderá contatá-las. A dica também é ter estes contatos anotados em outro lugar além do celular. Afinal, você pode ficar sem bateria, perdê-lo ou ser vítima de um roubo e não ter mais acesso a sua lista de contatos.
9- Guarde as notas ficais dos produtos mais caros que você comprar no país. Caso você seja questionado sobre a procedência destes produtos na alfândega ou, até mesmo, durante o seu passeio, você poderá comprovar a compra.
10- Não deixe sua bagagem desacompanhada. Infelizmente, há casos em que produtos ilícitos e roubados são colocados na bagagem sem que seus donos percebam. Tal situação pode acontecer em aeroportos ou, até mesmo, em passeios turísticos. Por isso, é bom tomar medidas para evitar essa situação.
Siga estas dicas, procure informações específicas sobre seu país de destino e conte com a Multivistos para solicitar o seu visto. Seguindo estes passos, sua viagem será só sucesso!