Tudo o que você precisa saber sobre a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá

O Canadá é um destino cada vez mais adorado por turistas e pessoas que planejam estudar ou trabalhar em outro país. E, para entrar em território canadense, é necessário ter um visto. Como já falamos aqui no blog,  existem dois tipos de visto para o Canadá: o visto tradicional e a Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). Este último é mais simples, barato e eliminando a necessidade de o viajante fazer todo o processo do visto físico. Mas, ainda assim, gera muitas dúvidas. Por isso, separamos as principais perguntas que os viajantes fazem sobre a ETA para esclarecer totalmente como funciona esta modalidade de permissão de entrada no Canadá.

Afinal, o que é a ETA?

A ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) é um sistema canadense onde as autoridades do Canadá fazem uma pré-seleção de viajantes que querem entrar no país, determinando se cada pessoa solicitante é elegível para entrada de acordo com certos requisitos e se a viagem pode representar algum risco de segurança.

Quem pode fazer a ETA?

Viajantes brasileiros que tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos ou que tenham um visto americano valido de não imigrante e que, em ambas situações, estejam chegando ao Canadá por via aérea. Para fazer a ETA, o viajante deve ter um destes dois objetivos de viagem: ir ao Canadá para turismo ou para estudar em cursos com menos de 6 meses de duração.

Como solicitar a ETA

Todo o processo da ETA é online, inclusive a solicitação. Para solicitar, é preciso preencher um formulário em inglês e pagar uma taxa no valor de 7 dólares canadenses.

O formulário é obtido no próprio site de solicitação. Nele, você terá que preencher os campos com os dados do seu passaporte, dados de residência, sua cidade, estado e país de nascimento, o seu idioma e informações sobre a sua viagem ao Canadá. É basicamente com este formulário que o pedido do ETA será executado.

Como saber se a solicitação foi aprovada?

Se a sua solicitação for aprovada, você receberá um e-mail com a ETA em até 72 horas após a finalização do processo. Há a possibilidade de que o Governo Canadense solicite o envio de outros documentos. Se isso acontecer, o processo levará mais uns dias para ser finalizado.

É necessário imprimir o ETA?

Por via das dúvidas, o ideal é que você leve a sua ETA impressa, pois há relatos de pessoas na internetcuja a companhia aérea solicitou a apresentação do documento.

Quanto tempo eu posso ficar no Canadá com a ETA?

O prazo máximo é de até 6 meses. Porém, pode acontecer de a imigração do Canadá, por algum motivo, conceder um período inferior de estadia.

Por quanto tempo a minha ETA permanece válida?

A partir da data de emissão, a ETA tem validade de 5 anos. Mas, se o seu passaporte expirar antes deste prazo, a sua ETA também perde a validade.

Com todas essas informações, o próximo passo é colocar a solicitação da ETA em prática com a Multivistos. O processo é simples, mas uma orientação com quem entende de verdade do assunto pode fazer toda a diferença. Entre em contato conosco que iremos te assessorar em cada etapa para que não haja erros e nem surpresas desagradáveis. O Canadá te espera!