Entenda o que é o ETIAS Europeu
Atualmente, nós, brasileiros, não precisamos de autorização ou visto para entrar na Europa e permanecer por até 90 dias. Porém, em 2021, isso irá mudar. O Parlamento Europeu aprovou a aplicação do ETIAS, sigla em inglês para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, que será obrigatória para todo brasileiro e para cidadãos de outros 14 países da América Latina.
Primeiramente, é necessário elucidar que o ETIAS não é um tipo de visto. Trata-se de uma autorização emitida eletronicamente que permite a entrada do viajante no Espaço Schengen. Esse espaço compreende aos países signatários de um acordo de livre circulação de pessoas na Europa. A União Europeia instituiu a nova permissão com a justificativa de que é uma medida para controle de problemas como terrorismo e crise migratória, além de servir para maior controle de suas fronteiras.
O ETIAS será válido por até 3 anos. No entanto, se o passaporte expirar antes deste período, a Autorização será cancelada. Menores de idade também necessitarão do documento, mas estão isentos de pagamento da taxa. O ETIAS não altera a possibilidade de viajar livremente entre os países do Espaço Schengen uma vez que se está em território europeu.
As informações prestadas para a solicitação serão comparadas com arquivos de dados de segurança, como Interpol e uma lista de alerta do próprio sistema do ETIAS.
Como solicito o ETIAS?
Agora que você já sabe o que é o ETIAS, vamos entender como funciona a solicitação. De regra, o processo não exige tanta espera como em casos de requerimento de visto. Mas, assim como qualquer documentação para entrada em outro país, uma orientação reduz quase integralmente as chances de falhas. E, para isso, você pode contar com a Multivistos, pois ofereceremos assessoria completa para a solicitação do ETIAS a partir de sua obrigatoriedade, em 2021.
Então, vamos lá: o primeiro passo será o preenchimento de um formulário informando dados pessoais, os países que você deseja visitar, se você possui parentes em um desses países e outras perguntas de um questionário de segurança. Os itens que você precisará para essa fase são:
Passaporte brasileiro válido até 3 meses após a data pretendida;
Cartão de crédito para pagar a taxa do ETIAS;
Endereço de e-mail para receber a aprovação do ETIAS.
O segundo passo é pagar a taxa de 7 euros. Os menores de idade estarão isentos desse pagamento.
Depois, é só aguardar a resposta que chegará por e-mail. Ao contrário dos vistos para países europeus, o retorno do ETIAS sairá em minutos e a permissão de viagem estará finalizada para quem tiver a solicitação aceita. Caso o requerimento não seja aprovado de primeira, será necessária uma consulta adicional. Essa segunda parte do processo poderá levar de 96 horas a duas semanas.
No momento de embarque, a companhia aérea ou marítima verificará se os cidadãos possuem o ETIAS válido. A nova permissão fornece entrada ilimitadas ao Espaço Schengen durante 3 anos ou até a data de expiração do passaporte, a depender do que acontecer primeiro.
Para mais informações sobre o ETIAS e vistos, entre em contato com a Multivistos. Conte com os nossos serviços e não perca tempo com preocupações burocráticas para sua viagem.